top of page
tÍTULO
DA PESQUISA
Título da Pesquisa
Livro didático, direitos humanos e ditadura militar no Brasil: análise dos manuais de História utilizados na rede estadual de ensino de Marialva/Paraná.
RESUMO
DA PESQUISA
Resumo da Pesquisa
O trabalho de pesquisa estudou os direitos humanos, dedicando-se a entender o seu conceito, características, legislação e historicidade, mas também atendando-se para a perspectiva da educação em direitos humanos e ainda realizando uma reflexão a respeito dos deveres que todos tem para com os direitos humanos e sua realização efetiva. Prestou-se ainda a compreensão da ditadura militar no Brasil, examinando o contexto da violação à normalidade democrática que se verificou com o golpe de 1964 e no período em que se vigorou o regime militar, examinando a legislação e o aparato jurídico repressivo instituído na época, juntamente com a organização e atuação do aparato repressivo do Estado autoritário, de onde se originaram inúmeras violações aos direitos humanos, dentre as quais, a tortura. Desse modo, em vista, do embasamento apresentado, fundamentou-se a análise dos livros didáticos adotados nos últimos ciclos pela rede estadual de ensino do município de Marialva/Paraná. Essa avaliação, deteve como pressuposto, investigar o tratamento dado pelas obras a temática dos direitos humanos, conjuntamente com o tipo de abordagem dedicado a ditadura militar no Brasil, em razão das graves violações aos direitos humanos praticadas na conjuntura. Sendo assim, apurou-se que em todas as coleções pautadas, verificou-se a presença dos elementos constituintes dos direitos humanos, todavia, não houve a relação entre esses e as quatro gerações de direitos humanas, das quais derivam. Por outro lado, embora, ocorram algumas ausências significantes, as coleções tratam satisfatoriamente dos governos militares, contudo, se faz absolutamente necessário a atuação do professor, com o de intuito se realizar a intermediação entre as práticas, como a tortura e a censura, identificadas na época, para com o seu entendimento e categorização, como graves violações aos direitos humanos. Diante disso, com a finalidade de auxiliar o trabalho dos professores de história, no preparo e desenvolvimento de suas aulas e de subsidiar a pesquisa aos estudante, foi desenvolvido um website, cujos temas de concentração envolvem, em especial, os direitos humanos e a ditadura militar no Brasil.
Considerações sobre a pesquisa
Considerações Sobre a Pesquisa
Em razão da leitura realizada acerca dos direitos humanos, verificou-se nos manuais didáticos analisados, no tocante ao tema selecionado, a ditadura militar no Brasil, a presença no texto e imagens, de elementos ligados aos direitos humanos. Contudo, não ocorre a relação entre essas referências e as quatro gerações de direitos humanos. Diante disso, cabe ao professor realizar essa relação, não apenas para esclarecer, mas para fundamentar criticamente as gerações acerca da importância desse aparato jurídico para a preservação e defesa da vida, da dignidade humana e da democracia, essencial para o acesso e respeito aos direitos humanos. Dessa maneira, uma educação em direitos humanos se faz necessária e diante disso, conclui-se, que em todo tema pautado nas aulas de história, visto que se verifique a presença de elementos ligados aos direitos humanos, inerentes ao conteúdo ou propícios ao debate, que se faça a relação e que se discuta a violação, ausência ou defesa dos mesmos.
Pesquisa
bottom of page